segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Retrospectiva Literária 2012

We Heart It
2007 e 2012: os anos que mais li em toda a minha vida. Não tenho a mínima ideia de quantos foram no primeiro, já que passei por aquela fase de todo dia pegar um livro na biblioteca do colégio e como eles, na maioria das vezes, eram bem curtinhos, deu para ler bastante nesse ano. Agora, por que estou falando das leituras de cinco anos atrás mesmo?

Nesse ano, continuei o que havia começado no final do ano passado. É a mais pura verdade que os blogs literários influenciaram muito assim como o Clube do Livro de Goiânia, criado há pouco tempo considerando o número de goianos leitores que surgiram por lá. E claro, ter um grupo de bookaholics dentro de sua própria sala de aula é outro fator muito importante, tanto é que até fizemos um amigo secreto literário! E é por tudo isso que resolvi escrever minha retrospectiva literária de acordo com as “perguntas” que encontrei no blog Entre Páginas de Livros. Vamos lá!

(irei acrescentar comentários porque... preciso acrescentar comentários.)
Retrospectiva literária 2012
Do meu ponto de vista e dos livros que eu li

·   Livros lidos: 40 (primeiro ano que contei!)
·   Melhor livro lido no ano: A Vida em Tons de Cinza
·    Pior livro lido no ano: Melhores contos de Bernardo Élis (desculpe-me único autor conterrâneo do ano)
·    Melhor saga: Jogos Vorazes
·    Melhor Distopia: Divergente
·    Melhor Série: Harry Potter (comecei a ler os livros esse ano, só para constar)
·    Livro mais tocante: A Vida em Tons de Cinza (você por aqui de novo? Merecidamente!)
·    Livro mais engraçado: Crônica Brasileira Contemporânea (não que eu tenha gargalhado lendo, mas algumas crônicas são divertidas)
·    Melhor suspense: Eu Sei O Que Você Está Pensando (será porque foi o único?)
·   Autor destaque: Ruta Sepetys
·   Melhor romance nacional: Fazendo Meu Filme 4
·  Melhor livro de fantasia: O Herói Perdido
·   Livro que me surpreendeu: A Esperança
·  Personagem do Ano: Lina Vilkas
·   Livro que mais aguardei: Jogos Vorazes (aguardado porque passei bons meses desejando loucamente)
·   Melhor livro nacional: Capitães da Areia (como já falei de FMF...)
·   Abandonei: Nenhum! \o/
·   Livro mais viciante: Fazendo meu filme 4
·   Melhor livro de romance Internacional: Delírio
·   Melhor autor(a) brasileiro(a): Paula Pimenta
·   Melhor Autor(A) Internacional:  Veronica Roth (como já falei da Ruta...)
·   Editora destaque: Arqueiro  

Os 5 melhores de 2012

5 - Em Chamas, de Suzanne Collins – Editora Rocco
Mesmo tendo ficado guardado por quase um mês na estante, o segundo livro da série Jogos Vorazes foi uma ótima leitura. Muitos comentam que o início é lento e o final é melhor, mas eu mesma gosto do livro inteiro, com exceção da última frase que me deixou muito ansiosa por A Esperança.

4 - Fazendo Meu Filme 4, de Paula Pimenta – Editora Gutenberg
Um ótimo final para série! Ainda que meu favorito seja o terceiro, FMF 4 fechou a história perfeitamente. E o desenrolar até as últimas páginas então... A forma como o livro foi escrito também deixou tudo mais interessante e “viciante”. O ritmo era 200 páginas por dia e olhe lá!

3 - Jogos Vorazes, de Suzanne Collins – Editora Rocco
2012 começou e Jogos Vorazes era o livro loucamente desejado por mim. Eu me declarava fã da série sem mesmo ter lido e espalhava para todo mundo a novidade. Depois, veio o medo de ler e não ser tudo isso... Para quê? O trailer continuaria sendo. Felizmente, foi tudo isso e mais um pouco. E é por isso que ele é o 3º colocado dessa lista.

2 - Divergente, de Veronica Roth – Editora Rocco
Pensei, pensei muito se Divergente deveria estar à frente de Jogos Vorazes e cheguei à conclusão que sim. Eu gosto muito das duas histórias, mas quando chega no quesito “protagonista” eu fico com a Tris. Eu admiro a força e coragem da Katniss (disse isso na resenha), mas me identifiquei muito mais com Beatrice e isso contribuiu para eu gostar tanto. Quanto aos “pares românticos” das duas, ainda estou em dúvidas! kkk :s

1- A vida em tons de cinza, de Ruta Sepetys – Editora Arqueiro
Lindo, tocante, triste, verdadeiro, emocionante... Favorito. Simples assim. É um tanto quanto incomum identificar-se com a história e com os personagens logo na primeira página e foi exatamente isso que aconteceu. Além do mais, ter um simples e-mail respondido pela autora no mesmo dia que foi enviado fez com que eu gostasse ainda mais de tudo que envolve a história. Tudo indica que será a segunda resenha do ano. ;)

P.S.: Sim, eu reparei que no Top 5 só temos autorAs.

Assim, encerro meu ano literário. O primeiro foi Aventuras na Escuridão e o último A Culpa é das Estrelas e tanta coisa aconteceu entre a leitura desses dois livros... Espero que 2013 seja ainda melhor para vocês, para mim, para todos nós. Recheado de conquistas, realizações e alegria porque os obstáculos irão aparecer, tenham certeza. Mas se você estiver atento(a) para passar por eles, tudo ficará bem logo depois.

Fiquem com Deus! Comemorem muito essa noite e até ano que vem!

9 comentários:

  1. Vou ter que ler A Vida em Tons de Cinza! Pronto! Adicionado às leituras de 2013. E vou ler Delírio logo.
    Bom 2013 pra você, com ÓTHEMAS leituras!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua retrospectiva! Adorei mesmo!
    Espero ler tantos livros em 2013 como você leu em 2012 :)

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  3. Preciso ler a vida em tons de cinza o.o

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Anna.
    Adorei a sua retrospectiva!
    Preciso ler A vida em Tons de Cinza, a trilogia JV e Divergente!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Eu preciso ler A Vida em tons de cinza, sempre achei essa capa poética

    ResponderExcluir
  8. Wuero muito ler Divergente, parece ser ótimo!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Indiquei seu blog para um selo de reconhecimento, espero que goste :D
    http://sonhos--literarios.blogspot.com.br/2013/08/o-selo-versatile-blogger-award.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...